Cultura & Memória

Compartilhe:  
Escola pública e Universidade de Itaquera acolhem jovens de vários países que participaram da Jornada Mundial da Juventude
por: Valter A. Costa - (texto escrito por Abigail Malavasi (*))
29/07/2013

A partir do dia 19/07,  a Paróquia Nossa Senhora das Graças recebeu em várias etapas cerca de mil  jovens que vieram do Peru,  Espanha e Itália que chegaram a São Paulo para participar do encontro com o Papa Francisco em Aparecida, no interior de São Paulo, e posteriormente no Rio de Janeiro.

Parte dos jovens foi acolhida nas casas dos paroquianos, cerca de 550 jovens foram acolhidos na UNICASTELO e 350 foram acolhidos pelos Irmãos Maristas. A EE Comendador Mário Reys serviu de base para o preparo e distribuição de café da manhã, almoço, jantar e lanches.Toda a logística foi preparada pela comunidade e entidades que sediaram a empreitada.

A chegada dos peregrinos era sempre  embalada  por músicas e danças religiosas típicas de seus países  e marcada pela alegria e pela união em torno da fé e do encontro entre os brasileiros que os recebiam e os diversos grupos de peregrinos advindos das mais diferentes regiões desses países.

Essa experiência, única em nossa região, foi de grande aprendizado para todos, pois mostrou como a união em torno de um objetivo comum tornou possível mobilizar vários atores de diversos segmentos sociais e as mais diversas instituições, como igreja, escola pública, universidade, e seus equipamentos, superando as diferenças e as especificidades de cada uma dessas instituições.

Do ponto de vista pedagógico, fica a lição de que precisamos ir além de nossos próprios muros institucionais, unindo-nos, por meio de objetivos que unifiquem toda a comunidade, numa grande equipe de trabalho que vise, essencialmente, o bem comum e que provoque em cada participante do processo a sensação de ter contribuído significativamente para o crescimento de todos, independentemente de cultura, credo, cor ou classe social.  

 

(*) Abigail Malavasi é Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNICASTELO e Diretora da EE Comendador Mario Reys



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Cultura & Memória

• Show Maria Bethânia - Sesc Itaquera - Domingo Dia 11/09/2016
• Festejos de São Miguel Paulista - Setembro de 2016
• Sepultura faz show gratuito no SESC Itaquera - Domingo dia 21/08/2016
• Aniversário de São Miguel Paulista - 393 anos
• 37ª Festa Das Cerejeiras do Parque do Carmo




Deixe seu comentário