Cultura & Memória

Compartilhe:  
Doutor...Você Vai Morrer
por: Carlos Marcel
12/06/2013

O filme "Doutor...Você Vai Morrer" é a história de um garoto que nasce de um caso de amor mal resolvido - oriundo de São Miguel Paulista, na periferia da zona leste paulistana - que a vida inteira se sentiu injustiçado pelo azar da mãe no relacionamento mal sucedido, cujo fruto foi ele mesmo. Em um momento divisor de águas em sua vida o personagem decide: "Quero justiça!".    

Doutor Você Vai Morrer tem como mote a Literatura e o Áudio-visual onde seus idealizadores visam criar um "livro filme" que transponha um conto da literatura periférica baseado na história do clássico grego Édipo Rei, passando pela mitologia afro brasileira do candomblé e desaguando no ambiente contemporâneo sociocultural da periferia de São Paulo. A criação do "livro filme" tem como objetivo explorar estas duas linguagens artísticas que a cada dia ganham mais espaço na periferia, através dos saraus e das exibições de filmes em espaços alternativos o que, conseqüentemente, auxilia no desenvolvimento sociocultural do meio em que se insere e do seu público.

A escolha do formato misto do produto, por poucas vezes utilizado, também visa lançar uma nova possibilidade de desdobramento da literatura periférica não se restringindo somente a saraus, antologias ou romances, mas inovando na sua própria capacidade e elasticidade de criação. Parte da historia, "O Romance Prólogo", já faz parte de um livro. A ideia dos idealizador agora é convidar o leitor ao universo ou "aos universos" dos personagens, instigando-os a conhecer e desvendar a história que, agora em formato de filme, tem sua continuação. É no filme onde de fato os grandes acontecimentos que explicam o desenrolar da história acontecem.

O projeto também visa inovar a sua forma de trabalho sendo construído coletivamente. O objetivo é não forcar ou restringir a produção do mesmo em um único coletivo, mas buscar cooperação e parcerias com os demais grupos culturais da periferia. É uma forma de quebrar barreiras de linguagens e estilos, criando também um maior campo de trabalho para as diversas linguagens.

O projeto Doutor Você Vai Morrer pretende marcar uma nova etapa na história cotidiana construída pela recente e ascendente cultura periférica.

Objetivos

 O objetivo do projeto Doutor Você Vai Morrer é inovar em suas mais diversas características, criando um produto pouco utilizado que explore duas linguagens artísticas (Literatura e Audiovisual), onde as mesmas se complementem e podem ser consumidos separadamente.

Até o presente momento os "livro filmes" lançados não são produtos construídos, na grande maioria das vezes, especificamente por coletivos e produtores culturais da periferia. O que se percebe é que quando esses "livro filmes" abordam a temática da periferia não levantam questões que de fato são relevantes e reais no cotidiano da mesma.
É importante ressaltar o antagonismos que se verifica entre os dois tipos de produção. Doutor Você Vai Morrer, visa lançar dois produtos que em seu cerne sejam levantados aspectos relevantes para a discussão do desenvolvimento e crescimento da periferia paulistana como, por exemplo, o crime, a família, a cultura e a importância da população jovem afro-brasileira. O jovem afro-brasileiro, apesar de no contexto da cultura periférica ocupar um local de destaque. tem tais características apontadas a cima sendo consideradas de importância secundária ou vem sendo tratado de forma maniqueísta como agente passivo, vítima ou herói. No projeto Doutor Você Vai Morrer , o jovem afro brasileiro da periferia de São Paulo ocupa local de destaque como um agente ativo de sua história não sendo vítima e assumindo o arquétipo de anti herói, por exemplo.

SITE: http://projetomarginaliaria.wix.com/filmedoutor-

EMAIL: filmedoutor@gmail.com

Sinopse - KPG é um jovem da periferia de São Paulo que nasceu de um caso de amor mal resolvido. A vida inteira ele se sentiu injustiçado pelo azar da paixão da mãe, sua única referência de família. Ao se apaixonar por uma garota aquém de sua realidade o mesmo decide por um ponto final em assuntos mal resolvidos de seu passado. Em um momento divisor de águas em sua vida KPG decide: "Quero justiça!". Ele sequestra um promotor e inicia sua saga pela reconquista do seu passado, organização do seu presente, além de interferir no futuro de todos ao seu redor. Doutor Vai Você Vai Morrer é a história da periferia por ela mesma. A história de um jovem comum não fadado à realidade ao seu redor, mas pela sua própria essência humana.

Doutor...Você Vai Morrer! - Promo #1



Doutor...Você Vai Morrer! - Promo #2



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Cultura & Memória

• Show Maria Bethânia - Sesc Itaquera - Domingo Dia 11/09/2016
• Festejos de São Miguel Paulista - Setembro de 2016
• Sepultura faz show gratuito no SESC Itaquera - Domingo dia 21/08/2016
• Aniversário de São Miguel Paulista - 393 anos
• 37ª Festa Das Cerejeiras do Parque do Carmo




Deixe seu comentário