Educação

Compartilhe:  
O seminário sobre Educação e a Produção de Conhecimentos na Zona Leste e seus resultados
por: Valter A. Costa
20/06/2012

ALGUNS RESULTADOS DO SEMINÁRIO "A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: ZONA LESTE - CONHECER PARA TRANSFORMAR


O  Seminário "Educação e a Produção de Conhecimentos", realizado neste sábado, dia 16 de junho, no CEU Aricanduva, reuniu dezenas de educadores e ativistas sociais da Zona Leste para tratar do tema da pesquisa e luta pela melhoria da qualidade de vida de sua população. Organizado pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Movimento Nossa Itaquera, UNIFESP e Diretorias Regionais de Educação (Lestes 1, 2 e 3) este Seminário teve o formato de uma mesa redonda com a participação do redator destas linhas, representando o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Movimento Nossa Itaquera; do Professor Marcos Cézar de Freitas, da UNIFESP; dos Professores José Lopes M. Filho e Walter de Silva Olivera, da Leste 3; e da Fátima Rodrigues, do Instituto Lidas.


De início, este representante do Fórum fez uma exposição do histórico da constituição e desenvolvimento do Projeto Zona Leste Cidadã, descrevendo sua  Fase 1, marcada pelas iniciativas realizadas junto à EACH (USP Leste), entre 2005 e 2008, que resultou neste último ano, na realização de Curso de Formação Cidadã, para cerca de 180 educadores, em parceria com a Coordenação do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste; e sua  Fase 2, iniciada em 2009, em que a proposta da Constituição de um Observatório de Políticas Públicas, na UNIFESP que deverá ser instalada na Av. Jacu-Pêssego, em Itaquera, resultou no início de uma parceria com esta Universidade. Como primeira ação desta parceria está sendo realizado o Curso Escola que Protege. Foi informado ainda que o projeto tem o propósito de até, pelo menos, 2014, estimular a produção de conhecimentos sobre a Zona Leste de São Paulo. Promover e pulgar pesquisas sobre a região. Pesquisas tanto originadas do Ensino Superior como também de unidades da Educação Básica.

Na sequência, foi apresentado pelo professor José Lopes M. Filho o Projeto de Cinema desenvolvido pela Leste 3 que promove, desde 2010, festivais de curtas com os alunos da rede estadual. Foram apresentados os trabalhos vencedores nos anos anteriores. A qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos emocionou a todos. Também foi apresentada, pelo professor Walter da Silva Oliveira, a proposta de Festival Literário que  tratará do tema da Zona Leste.

Outra participação importante foi da representante do Instituto Lidas, Fátima Rodrigues, que falou do histórico desta instituição e demonstrou o trabalho que realiza desde o Diagnóstico da Situação da Criança e Adolescentes do Município de São Paulo até a Conferência Permanente que também visa a participação dos próprios jovens das comunidades no levantamento das informações sobre seus territórios.

Prestigiaram também o Seminário, o Lourival Nonato, militante histórico na luta pelos direitos das Crianças e Adolescentes, Merci Medeiros, Estefânia Veiga e Marcio Costa, do Movimento Nossa Itaquera; Antonio Gomes dos Santos, José de Mendonça Neto e José Gerry Conforto,  do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Luana Bhering, da Casa dos Meninos e que também concorre para a eleição do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que acontecerá no dia 9 de julho.

Por fim, o professor Marcos Cézar de Freitas deu informe sobre o prosseguimento do Projeto, no segundo semestre e estimulou a participação de todos neste próximo módulo, lembrando que o Curso Escola que Protege terá novo encontro no dia 7 de julho, no CEU Azul da Cor do Mar.

Como resultado das conversas realizadas entre os participantes da mesa, já está sendo articulada uma parceria para replicar a experiência do Instituto Lidas, em algumas regiões da Zona Leste. Esta possiblidade animou a todos.



Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário