Educação |
|
por: Valter A. Costa
07/07/2013
Dia 30 de agosto de 2013, sexta-feira, das 13h às 18h.
Local - USP Leste : Av. Arlindo Béttio 1000 Ermelino Matarazzo
Um grupo de órgãos públicos de organizações da sociedade civil se uniu pelo desenvolvimento local de vários distritos da Zona Leste do município de São Paulo. São nomeadamente a Diretoria Regional de Educação São Miguel, a Diretoria Regional de Educação Itaquera, a Diretoria de Ensino Leste 2, a Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação e USP Leste), o CIC-Centro de Integração e Cidadania Leste, escolas municipais e estaduais e conselhos gestores de unidades básicas de saúde, assim como as organizações Ação Educativa, Cenpec, Fundação Tide Setúbal e Instituto Alana.
Com este intuito, vêm se reunindo para conceber e realizar o 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local no próximo semestre. A cada reunião, são levantadas ideias e tomadas decisões. Este é em si mesmo um processo de aprendizagem e está aberto à participação de outros órgãos públicos e organizações privadas. Mesmo quem não pode comparecer pode opinar escrevendo para o e-mail elie@usp.br. Convidamos você e as pessoas de sua escola a participar destas atividades.
O objetivo geral do 2º Seminário é mobilizar pessoas e organizações dispostas a realizar a educação como desenvolvimento local em distritos prioritários da Zona Leste do município de São Paulo. Nesta ideia de educação como desenvolvimento local, indivíduos e grupos se beneficiarão do desenvolvimento de suas comunidades no diálogo em torno da integração e aperfeiçoamento de políticas que garantam seus direitos fundamentais. Assim, poderão aumentar a confiança em si mesmos, engajando-se em ações pensadas e influindo em grandes decisões relativas ao que é de interesse comum.
Para isto, é preciso que muita gente pense e dê suas opiniões sobre pontos importantes da realidade. Apoiadas nas opiniões, podem surgir propostas para agir sobre estes pontos. Com esta intenção, a equipe organizadora do 2º Seminário incentiva que as escolas, os conselhos de unidades básicas de saúde, outros órgãos públicos e também associações separem momentos para que as pessoas possam fazer propostas principalmente sobre os seguintes temas:
1. Transporte - Ampliar e adequar transporte público para circulação intra e inter bairros e municípios vizinhos
2. Escolaridade - Aumentar a cobertura e o aproveitamento dos serviços de escolarização básica e superior
3. Comunicação - Desenvolver a comunicação comunitária através de diversos meios
4. Elaboração de políticas - Diálogo entre comunidades e poder público em torno do planejamento democrático e integrado das ações
de seus diferentes setores
5. Economia local – Dinamizar com investimentos no território e humanizar com ações de economia solidária
6. Segurança pública - Estabelecer uma política democrática intersetorial
7. Saúde - Implementar medidas permanentes de promoção e tratamento da saúde
8. Pesquisa sobre realidade local – Envolvendo escolas, universidades, órgãos públicos e associações
9. Pessoas com deficiência - Incluir nos serviços e nas atividades
10. Gestão escolar - Iniciar gestão colaborativa entre escolas
11. Equilíbrio ambiental - Em suas dimensões natural e social
12. Convivência escolar - Pactuada e agradável, democrática e humanizada
Queremos envolver estudantes e criar condições para que tenham voz, de modo que também crianças e jovens se expressem sobre as decisões e políticas que lhes dizem respeito.
COMO PARTICIPAR?
1. Serão feitas pré-inscrições, vinculadas a GTs temáticos, a serem confirmadas em agosto de 2013. Encaminhar as inscrições ao site do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/form.php. Os GTs devem incentivar inscrições de pessoas que os integram.
2. Programa do 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local
12h30-13h20 |
Recepção |
13h20-13h30 |
Abertura |
13h30-14h30 |
Grupos de Trabalho: elaborar propostas de ação |
14h30-15h |
Grupos de Trabalho: comentários de especialistas às propostas de ação |
15h-15h30 |
Grupos de Trabalho: escolha de 3 ações prioritárias |
15h30-15h50 |
Intervalo |
15h50-16h40 |
Plenária: painel de ações prioritárias dos GTs |
16h40-17h10 |
Plenária: palavra aberta: recomendações às ações prioritárias dos GTs |
17h10-17h40 |
Plenária: palavra do poder público |
17h40-18h |
Plenária: palavra aberta: recomendações ao processo de educação como desenvolvimento local |
3. Os GTs devem definir uma pessoa para coordenar suas atividades durante o Seminário e uma para ser relatora.
4. Para a manifestação do poder público durante o Seminário, será feito convite para o gabinete do prefeito, o gabinete do governo do estado e o gabinete da Casa Civil da Presidência da República. Para a ocasião, será convidada também uma pessoa de organismo internacional.
5. Serão oferecidos certificados às pessoas participantes do Seminário a título de registro histórico.
6. Os GTs deverão buscar realizar as seguintes atividades antes do Seminário:
1 Reunir-se em junho, julho e agosto de 2013.
2 Convidar muitas pessoas para serem integrantes.
3 Esboçar propostas de ação para tratar durante o Seminário.
4 Obter e compartilhar informação sobre os temas dos GTs.
5 Fazer pré-inscrições no Seminário pelo site http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/form.php
6 Divulgar o Seminário e incentivar pré-inscrições.
7. Preparar o seu funcionamento durante o Seminário.
8. Aprovadas propostas detalhadas de atividades de mobilização elaboradas pelo GT-Comunicação
Anexo 1
2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local
1. Objetivo geral
Mobilizar pessoas e organizações dispostas a realizar a educação como desenvolvimento local em distritos prioritários da Zona Leste do município de São Paulo.
2. Objetivos específicos
2.1 Constituir pontos de vista comuns e fundamentados sobre os desafios da educação como desenvolvimento local.
2.2 Tratar de um arco amplo de temas.
2.3 Formular de propostas de ação.
2.4 Estabelecer compromissos das pessoas e organizações participantes em realizar as propostas de ação e multiplicar as alianças.
3. Temas, responsáveis e apoio especializado
Tema |
Responsáveis e integrantes |
Especialista(s) a convidar |
1. Transporte - Ampliar e adequar transporte público para circulação intra e inter bairros e municípios vizinhos |
Responsável: Euclides Kiko Mendes euclides@cefat.org.br 98352-7013 Integrantes: Teresa Andrade, Carlos Ivan (ativista) |
Laerte Matias (Sindicato Engenheiros) |
2. Escolaridade - Aumentar a cobertura e o aproveitamento dos serviços de escolarização básica e superior |
Responsável: Elie Ghanem (USP) elie@usp.br 99219-9960 Integrantes: Anderson Migri Cunha (Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche) |
|
3. Comunicação - Desenvolver a comunicação comunitária através de diversos meios |
Responsável: Andrelissa Ruiz (Fundação Tide Setúbal) andrelissa_tr@yahoo.com.br 98149-4422 Integrantes: Andréia Quiquinato, José Luiz Cometa Adeve (Fundação Tide Setúbal), Renata Bugni (CIC) renataportobugni@gmail.com 2562-3355, Renato Nascimento; Nelson de Almeida (rádio Integração); Rodrigo Souza (Fundação Tide Setúbal) rodrigos.comunica@gmail.com 94825-3686 |
|
4. Elaboração de políticas - Diálogo entre comunidades e poder público em torno do planejamento democrático e integrado das ações de seus diferentes setores |
Responsável: Anderson Migri da Cunha (Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche) anderson.migri@ig.com.br 98444-9626 Integrantes: João Galvino (DRE S.Miguel), Manoel Romão (DRE São Miguel) romao.souza@uol.com.br 8447-3834; Maria Cláudia Fernandes (Emef Armando Cridey Righetti) ma.claudia@ig.com.br 2586-5533; Renata Bugni (CIC); Rosinha dos Santos (Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Itaim Paulista); Teresa Andrade, Eva França e Paulo Ferreira (DE Leste 2); Vanda Ribeiro (Cenpec) |
Xixo Piragino (Rede Nossa São Paulo) |
Tema |
Responsáveis e integrantes |
Especialista(s) a convidar |
5. Economia local – Dinamizar com investimentos no território e humanizar com ações de economia solidária |
Responsável: Viviane D’Almeida (Instituto Alana) viviane@alana.org.br 99589-8758 Integrantes: Cristiane Silva Braga (Emef CEU Três Pontes) cristiane.silva.braga@usp.br; João Galvino (DRE S.Miguel), Manoel Romão (DRE São Miguel) romao.souza@uol.com.br 8447-3834; Leonildo pai do Antônio Antônio Lopes chamará |
Fernando Ring (especialista no tema); Reinaldo Pacheco (ITCP USP); Robson Grizilli (Fórum de Econ Solidária - Guarulhos, Alto Tietê e Zona Leste de São Paulo); Gabriel ? (Fundo Zona Leste Sutentável), Simone Ciraque (Fundação Tide Setúbal) |
6. Segurança pública - Estabelecer uma política democrática intersetorial |
Responsável: Pedro Cerri Filho (Conseg Jardim Helena) p.cerri@uol.com.br 97491-5633 Integrantes: Antônio Lopes (ativista); Edgley Cavalcante (pastor); Ruth Maria P. Silva (Conselho Gestor UBS Jardim Romano); Andrea Carrasco (EE Prof Clóvis Renê Calabrez) |
Beatriz Graeff (Sec. Estadual Educação) |
7. Saúde - Implementar medidas permanentes de promoção e tratamento da saúde |
Responsável: Paulo Moreira (conselheiro UBS Romano) paulobomgot@gmail.com 96564-5644 Integrantes: Antônio Lopes (ativista); Ruth Maria P. Silva (Conselho Gestor UBS Jardim Romano); Vera Miguel (Conselho Emef Armando Cridey Righetti) |
Eliete (Supervisora Saúde Leste); Caps-AD São Miguel Viviane Herkowitz chamará |
8. Pesquisa sobre realidade local – Envolvendo escolas, universidades, órgãos públicos e associações |
Responsáveis: Valter Costa (DRE Itaquera) valterdealmeidacosta882@gmail.com 99968-8334; Dionel Costa Jr (DRE Itaquera) dionelcjunior@gmail.com; Zilda Borges da Silva (DRE Itaquera) zildaborgesdasilva@ig.com.br; Ocimar Leme (Emef Dr José Pedro) cidbrown@uol.com.br; Vanda Ribeiro (Cenpec) vanda.ribeiro@cenpec.org.br 98334-0831 Integrantes: Teresa Andrade, Eva França, Paulo Ferreira (DE Leste2); Josafá Rehem (Emef Capistrano de Abreu) Andréia Quiquinato chamará; José Luiz Cometa Adeve (Fundação Tide Setúbal); Ação Educativa Renato Nascimento chamará; Vera Miguel (Conselho Emef Armando Cridey Righetti) |
|
9. Pessoas com deficiência - Incluir nos serviços e atividades |
Responsável: Clarice Martinez (Emef Vicente Amato) clarice.martinez@uol.com.br 2963-8611 Integrantes: Soraia (mãe de aluno) Clarice Martinez chamará; Célia Araújo (diretora CEI Chácara Dona Olívia) Renato Nascimento chamará; Acedem Viviane D’Almeida chamará |
Monica Xavier (Instituto Alana); Vera (diretora Emef CEU 3 Pontes) Viviane Herkowitz chamará; Marcos Cesar Freitas (Unifesp) |
10. Gestão escolar - Iniciar gestão colaborativa entre escolas |
Responsáveis: Antônio Batista (Cenpec) antonio.batista@cenpec.org.br; Maria Cláudia Fernandes (Emef Armando Cridey Righetti) ma.claudia@ig.com.br 2586-5533 Integrantes: Josafá Nascimento (diretor Emef Capistrano de Abreu) Andréia Quiquinato chamará |
|
11. Equilíbrio ambiental - Em suas dimensões natural e social |
Responsáveis: Renato Nascimento (Ação Educativa) renato@acaoeducativa.org 3151-2333; Teresa Andrade (DE Leste 2) teresandrade.edu@ig.com.br 98939-7835; Integrantes: Pessoal do Lapena Viviane Herkowitz chamará; Conselho Gestor da APA e Fundação Florestal Viviane D’Almeida chamará; mãe de aluno Parque das Águas Clarice Martinez chamará |
|
Tema |
Responsáveis e integrantes |
Especialista(s) a convidar |
12. Convivência escolar - Pactuada e agradável, democrática e humanizada |
Responsáveis: Andréia Quiquinato (Emef Dr José Pedro Leite Cordeiro) apq_2002@yahoo.com.br 99104-7159; Viviane Herkowitz (Fundação Tide Setúbal) viviane@ftas.org.br 99688-9424 Integrantes: Clarice Martinez (Emef Vicente Amato); Edglay Cavalcante (pastor); Hamilton Harley Silva (Cenpec); Zilda Borges da Silva |
|
13. Educação como desenvolvimento local – Provocação inicial |
Elie Ghanem elie@usp.br 99219-9960 |
|
4. Recomendações para formato e processo
Recomendação |
1. Ação articulada de diretorias regionais de educação(municipais) e diretorias de ensino (estaduais) para estimular a produção de conhecimento na Zona Leste |
2. Aproveitar e compartilhar pesquisas e registros sobre a realidade local como subsídios aos debates do seminário (ex. pesquisas do Cenpec sobre escolas; pesquisa sobre ocorrências e inicitivas das escolas, apresentada no seminário de 2012; pesquisas e vídeo sobre o movimento de saúde) |
3. Atuar simultaneamente em diferentes níveis de articulação e de abrangência, das ações conjuntas mais imediatas e circunscritas àquelas que implicam decisões políticas de amplo alcance (regional, municipal, estadual, nacional e internacional) |
4. Construir alianças entre órgãos públicos e organizações da sociedade civil e manter a pressão e negociação legítimas destas organizações sobre o poder público |
5. Convidar atores institucionais e redes voltados aos mais variados setores de políticas públicas. |
6. Criar oportunidades para conversar a respeito nos equipamentos educacionais |
7. Enfocar os problemas como resultantes da falta de respeito a direitos |
8. Envolver estudantes e criar condições para que tenham voz. Tomar providências práticas para que crianças e jovens se expressem sobre as decisões e políticas que lhes dizem respeito, por exemplo, com tempo e apoio efetivo nas escolas para isto. |
9. Evitar o isolamento com a perspectiva de ser parte de um movimento que abrange o conjunto da cidade de São Paulo |
10. Evitar que políticas voltadas para grandes obras se sobreponham a políticas básicas para enfrentar a miséria e a violência |
11. Gerar as políticas necessárias considerando as peculiaridades de cada distrito |
12. Nas prioridades já definidas por órgãos públicos e organizações da sociedade civil (p. ex., inclusão de pessoas com necessidades especiais), identificar as que são comuns e estabelecer alianças para enfrentá-las |
13. Potencializar o que já existe de trabalho de redes e instituições |
14. Priorizar fóruns públicos previstos em lei, a exemplo do Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente, frente ao trabalho de mobilização de redes |
15. Tomar medidas para que o debate tenha continuidade |
Mais notícias relacionadas a Educação
• O Assunto é Itaquera, Arena Corinthians e os Projetos de Desenvolvimento da Região. Acompanhem essa live• Apresentando a Brigada pela Vida - 17/09 à s 17h30 - Facebook Lavra Editora
• #LIVE - A contribuição da Escola Pública para o combate à pandemia: A proposta da Brigada Pela Vida
• VÃdeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• VÃdeo III Congresso - Manoel Romão