Educação

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2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local
por: Valter A. Costa
07/07/2013

Dia  30 de agosto de 2013, sexta-feira, das 13h às 18h.

Local -  USP Leste : Av. Arlindo Béttio 1000 Ermelino Matarazzo

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Um grupo de órgãos públicos de organizações da sociedade civil se uniu pelo desenvolvimento local de vários distritos da Zona Leste do município de São Paulo. São nomeadamente a Diretoria Regional de Educação São Miguel, a Diretoria Regional de Educação Itaquera, a Diretoria de Ensino Leste 2, a Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação e USP Leste), o CIC-Centro de Integração e Cidadania Leste, escolas municipais e estaduais e conselhos gestores de unidades básicas de saúde, assim como as organizações Ação Educativa, Cenpec, Fundação Tide Setúbal e Instituto Alana.

Com este intuito, vêm se reunindo para conceber e realizar o 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local no próximo semestre. A cada reunião, são levantadas ideias e tomadas decisões. Este é em si mesmo um processo de aprendizagem e está aberto à participação de outros órgãos públicos e organizações privadas. Mesmo quem não pode comparecer pode opinar escrevendo para o e-mail elie@usp.br. Convidamos você e as pessoas de sua escola a participar destas atividades.

O objetivo geral do 2º Seminário é mobilizar pessoas e organizações dispostas a realizar a educação como desenvolvimento local em distritos prioritários da Zona Leste do município de São Paulo. Nesta ideia de educação como desenvolvimento local, indivíduos e grupos se beneficiarão do desenvolvimento de suas comunidades no diálogo em torno da integração e aperfeiçoamento de políticas que garantam seus direitos fundamentais. Assim, poderão aumentar a confiança em si mesmos, engajando-se em ações pensadas e influindo em grandes decisões relativas ao que é de interesse comum.

Para isto, é preciso que muita gente pense e dê suas opiniões sobre pontos importantes da realidade. Apoiadas nas opiniões, podem surgir propostas para agir sobre estes pontos. Com esta intenção, a equipe organizadora do 2º Seminário incentiva que as escolas, os conselhos de unidades básicas de saúde, outros órgãos públicos e também associações separem momentos para que as pessoas possam fazer propostas principalmente sobre os seguintes temas:

1. Transporte - Ampliar e adequar transporte público para circulação intra e inter bairros e municípios vizinhos

2. Escolaridade - Aumentar a cobertura e o aproveitamento dos serviços de escolarização básica e superior

3. Comunicação - Desenvolver a comunicação comunitária através de diversos meios

4. Elaboração de políticas - Diálogo entre comunidades e poder público em torno do planejamento democrático e integrado das ações

de seus diferentes setores

5. Economia local – Dinamizar com investimentos no território e humanizar com ações de economia solidária

6. Segurança pública - Estabelecer uma política democrática intersetorial

7. Saúde - Implementar medidas permanentes de promoção e tratamento da saúde

8. Pesquisa sobre realidade local – Envolvendo escolas, universidades, órgãos públicos e associações

9. Pessoas com deficiência - Incluir nos serviços e nas atividades

10. Gestão escolar - Iniciar gestão colaborativa entre escolas

11. Equilíbrio ambiental - Em suas dimensões natural e social

12. Convivência escolar - Pactuada e agradável, democrática e humanizada

Queremos envolver estudantes e criar condições para que tenham voz, de modo que também crianças e jovens se expressem sobre as decisões e políticas que lhes dizem respeito. 

COMO PARTICIPAR?

1.  Serão feitas pré-inscrições, vinculadas a GTs temáticos, a serem confirmadas em agosto de 2013. Encaminhar as inscrições ao site do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/form.php. Os GTs devem incentivar inscrições de pessoas que os integram.

2.  Programa do 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local

12h30-13h20

Recepção

13h20-13h30

Abertura

13h30-14h30

Grupos de Trabalho: elaborar propostas de ação

14h30-15h

Grupos de Trabalho: comentários de especialistas às propostas de ação

15h-15h30

Grupos de Trabalho: escolha de 3 ações prioritárias

15h30-15h50

Intervalo

15h50-16h40

Plenária: painel de ações prioritárias dos GTs

16h40-17h10

Plenária: palavra aberta: recomendações às ações prioritárias dos GTs

17h10-17h40

Plenária: palavra do poder público

17h40-18h

Plenária: palavra aberta: recomendações ao processo de educação como desenvolvimento local

3.  Os GTs devem definir uma pessoa para coordenar suas atividades durante o Seminário e uma para ser relatora.

4. Para a manifestação do poder público durante o Seminário, será feito convite para o gabinete do prefeito, o gabinete do governo do estado e o gabinete da Casa Civil da Presidência da República. Para a ocasião, será convidada também uma pessoa de organismo internacional.

5.  Serão oferecidos certificados às pessoas participantes do Seminário a título de registro histórico.

6.  Os GTs deverão buscar realizar as seguintes atividades antes do Seminário:

1 Reunir-se em junho, julho e agosto de 2013.

2 Convidar muitas pessoas para serem integrantes.

3 Esboçar propostas de ação para tratar durante o Seminário.

4 Obter e compartilhar informação sobre os temas dos GTs.

5 Fazer pré-inscrições no Seminário pelo site http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/form.php

6 Divulgar o Seminário e incentivar pré-inscrições.

7.  Preparar o seu funcionamento durante o Seminário.

8.  Aprovadas propostas detalhadas de atividades de mobilização elaboradas pelo GT-Comunicação

Anexo 1

2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local

1. Objetivo geral

Mobilizar pessoas e organizações dispostas a realizar a educação como desenvolvimento local em distritos prioritários da Zona Leste do município de São Paulo.

2. Objetivos específicos

2.1 Constituir pontos de vista comuns e fundamentados sobre os desafios da educação como desenvolvimento local.

2.2 Tratar de um arco amplo de temas.

2.3 Formular de propostas de ação.

2.4 Estabelecer compromissos das pessoas e organizações participantes em realizar as propostas de ação e multiplicar as alianças.

3. Temas, responsáveis e apoio especializado

Tema

Responsáveis e integrantes

Especialista(s) a convidar

1. Transporte - Ampliar e adequar transporte público para circulação intra e inter bairros e municípios vizinhos

Responsável: Euclides Kiko Mendes euclides@cefat.org.br 98352-7013

Integrantes: Teresa Andrade, Carlos Ivan (ativista)

Laerte Matias (Sindicato Engenheiros)

2. Escolaridade - Aumentar a cobertura e o aproveitamento dos serviços de escolarização básica e superior

Responsável: Elie Ghanem (USP) elie@usp.br 99219-9960

Integrantes: Anderson Migri Cunha (Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche)

 

3. Comunicação - Desenvolver a comunicação comunitária através de diversos meios

Responsável: Andrelissa Ruiz (Fundação Tide Setúbal) andrelissa_tr@yahoo.com.br 98149-4422

Integrantes: Andréia Quiquinato, José Luiz Cometa Adeve (Fundação Tide Setúbal), Renata Bugni (CIC) renataportobugni@gmail.com 2562-3355, Renato Nascimento; Nelson de Almeida (rádio Integração); Rodrigo Souza (Fundação Tide Setúbal) rodrigos.comunica@gmail.com 94825-3686

 

4. Elaboração de políticas - Diálogo entre comunidades e poder público em torno do planejamento democrático e integrado das ações de seus diferentes setores

Responsável: Anderson Migri da Cunha (Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche) anderson.migri@ig.com.br 98444-9626

Integrantes: João Galvino (DRE S.Miguel), Manoel Romão (DRE São Miguel) romao.souza@uol.com.br 8447-3834; Maria Cláudia Fernandes (Emef Armando Cridey Righetti) ma.claudia@ig.com.br 2586-5533; Renata Bugni (CIC); Rosinha dos Santos (Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Itaim Paulista); Teresa Andrade, Eva França e Paulo Ferreira (DE Leste 2); Vanda Ribeiro (Cenpec)

Xixo Piragino (Rede Nossa São Paulo)

 

Tema

Responsáveis e integrantes

Especialista(s) a convidar

5. Economia local – Dinamizar com investimentos no território e humanizar com ações de economia solidária

Responsável: Viviane D’Almeida (Instituto Alana) viviane@alana.org.br 99589-8758

Integrantes: Cristiane Silva Braga (Emef CEU Três Pontes) cristiane.silva.braga@usp.br; João Galvino (DRE S.Miguel), Manoel Romão (DRE São Miguel) romao.souza@uol.com.br 8447-3834; Leonildo pai do Antônio Antônio Lopes chamará

Fernando Ring (especialista no tema); Reinaldo Pacheco (ITCP USP); Robson Grizilli (Fórum de Econ Solidária - Guarulhos, Alto Tietê e Zona Leste de São Paulo); Gabriel ? (Fundo Zona Leste Sutentável), Simone Ciraque (Fundação Tide Setúbal)

6. Segurança pública - Estabelecer uma política democrática intersetorial

Responsável: Pedro Cerri Filho (Conseg Jardim Helena) p.cerri@uol.com.br 97491-5633

Integrantes: Antônio Lopes (ativista); Edgley Cavalcante (pastor); Ruth Maria P. Silva (Conselho Gestor UBS Jardim Romano); Andrea Carrasco (EE Prof Clóvis Renê Calabrez)

Beatriz Graeff (Sec. Estadual Educação)

7. Saúde - Implementar medidas permanentes de promoção e tratamento da saúde

Responsável: Paulo Moreira (conselheiro UBS Romano) paulobomgot@gmail.com 96564-5644

Integrantes: Antônio Lopes (ativista); Ruth Maria P. Silva (Conselho Gestor UBS Jardim Romano); Vera Miguel (Conselho Emef Armando Cridey Righetti)

Eliete (Supervisora Saúde Leste); Caps-AD São Miguel Viviane Herkowitz chamará

8. Pesquisa sobre realidade local – Envolvendo escolas, universidades, órgãos públicos e associações

Responsáveis: Valter Costa (DRE Itaquera) valterdealmeidacosta882@gmail.com 99968-8334; Dionel Costa Jr (DRE Itaquera) dionelcjunior@gmail.com; Zilda Borges da Silva (DRE Itaquera) zildaborgesdasilva@ig.com.br; Ocimar Leme (Emef Dr José Pedro) cidbrown@uol.com.br; Vanda Ribeiro (Cenpec) vanda.ribeiro@cenpec.org.br 98334-0831

Integrantes: Teresa Andrade, Eva França, Paulo Ferreira (DE Leste2); Josafá Rehem (Emef Capistrano de Abreu) Andréia Quiquinato chamará; José Luiz Cometa Adeve (Fundação Tide Setúbal); Ação Educativa Renato Nascimento chamará; Vera Miguel (Conselho Emef Armando Cridey Righetti)

 

9. Pessoas com deficiência - Incluir nos serviços e atividades

Responsável: Clarice Martinez (Emef Vicente Amato) clarice.martinez@uol.com.br 2963-8611

Integrantes: Soraia (mãe de aluno) Clarice Martinez chamará; Célia Araújo (diretora CEI Chácara Dona Olívia) Renato Nascimento chamará; Acedem Viviane D’Almeida chamará

Monica Xavier (Instituto Alana); Vera (diretora Emef CEU 3 Pontes) Viviane Herkowitz chamará; Marcos Cesar Freitas (Unifesp)

10. Gestão escolar - Iniciar gestão colaborativa entre escolas

Responsáveis: Antônio Batista (Cenpec) antonio.batista@cenpec.org.br; Maria Cláudia Fernandes (Emef Armando Cridey Righetti) ma.claudia@ig.com.br 2586-5533

Integrantes: Josafá Nascimento (diretor Emef Capistrano de Abreu) Andréia Quiquinato chamará

 

11. Equilíbrio ambiental - Em suas dimensões natural e social

Responsáveis: Renato Nascimento (Ação Educativa) renato@acaoeducativa.org 3151-2333; Teresa Andrade (DE Leste 2) teresandrade.edu@ig.com.br 98939-7835;

Integrantes: Pessoal do Lapena Viviane Herkowitz chamará; Conselho Gestor da APA e Fundação Florestal Viviane D’Almeida chamará; mãe de aluno Parque das Águas Clarice Martinez chamará

 

 

Tema

Responsáveis e integrantes

Especialista(s) a convidar

12. Convivência escolar - Pactuada e agradável, democrática e humanizada

Responsáveis: Andréia Quiquinato (Emef Dr José Pedro Leite Cordeiro) apq_2002@yahoo.com.br 99104-7159; Viviane Herkowitz (Fundação Tide Setúbal) viviane@ftas.org.br 99688-9424

Integrantes: Clarice Martinez (Emef Vicente Amato); Edglay Cavalcante (pastor); Hamilton Harley Silva (Cenpec); Zilda Borges da Silva

 

13. Educação como desenvolvimento local – Provocação inicial

Elie Ghanem elie@usp.br 99219-9960

 

4. Recomendações para formato e processo

Recomendação

1.       Ação articulada de diretorias regionais de educação(municipais) e diretorias de ensino (estaduais) para estimular a produção de conhecimento na Zona Leste

2.       Aproveitar e compartilhar pesquisas e registros sobre a realidade local como subsídios aos debates do seminário (ex. pesquisas do Cenpec sobre escolas; pesquisa sobre ocorrências e inicitivas das escolas, apresentada no seminário de 2012; pesquisas e vídeo sobre o movimento de saúde)

3.       Atuar simultaneamente em diferentes níveis de articulação e de abrangência, das ações conjuntas mais imediatas e circunscritas àquelas que implicam decisões políticas de amplo alcance (regional, municipal, estadual, nacional e internacional)

4.       Construir alianças entre órgãos públicos e organizações da sociedade civil e manter a pressão e negociação legítimas destas organizações sobre o poder público

5.       Convidar atores institucionais e redes voltados aos mais variados setores de políticas públicas.

6.       Criar oportunidades para conversar a respeito nos equipamentos educacionais

7.       Enfocar os problemas como resultantes da falta de respeito a direitos

8.       Envolver estudantes e criar condições para que tenham voz. Tomar providências práticas para que crianças e jovens se expressem sobre as decisões e políticas que lhes dizem respeito, por exemplo, com tempo e apoio efetivo nas escolas para isto.

9.       Evitar o isolamento com a perspectiva de ser parte de um movimento que abrange o conjunto da cidade de São Paulo

10.    Evitar que políticas voltadas para grandes obras se sobreponham a políticas básicas para enfrentar a miséria e a violência

11.    Gerar as políticas necessárias considerando as peculiaridades de cada distrito

12.    Nas prioridades já definidas por órgãos públicos e organizações da sociedade civil (p. ex., inclusão de pessoas com necessidades especiais), identificar as que são comuns e estabelecer alianças para enfrentá-las

13.    Potencializar o que já existe de trabalho de redes e instituições

14.    Priorizar fóruns públicos previstos em lei, a exemplo do Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente, frente ao trabalho de mobilização de redes

15.    Tomar medidas para que o debate tenha continuidade



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