Educação

Compartilhe:  
Diretoria Regional participa de encontro com Movimento Nossa Itaquera
por: Valter A. Costa
27/07/2013

No último dia 17 de Julho,  vários integrantes do Gabinete da Diretoria Regional de Educação de Itaquera participaram da reunião ordinária mensal do  Movimento Nossa Itaquera, realizada no CIFA: os professores Dionel da Costa Junior, Fátima Ap. Romão e o Diretor Regional Valter de Almeida Costa. Também participaram a Supervisora Mônica M. C. Souza e as professoras Merci Rodrigues Medeiros, Angelina Brito e Grazielle Nazário.

Também participaram da reunião o Padre Paulo Sérgio Beserra, os Senhores  Eduardo Pinheiro Borges,  Fernando L. Simas,  Alexandre Araujo Bispo, Zezilo dos Santos, Mauro Batista de Paiva e Marcello Nascimento.  O registro dos temas discutidos ficou a cargo de Hélio Neves Pereira, redator da ata que serviu de subsídio para a elaboração deste texto.

 O Professor Valter abriu a sessão com informações sobre a audiência Pública acontecida dias antes,  onde foi sugerida a criação da Comissão da Verdade Regional da Zona Leste. Foram ainda informados os temas  da reunião anterior:  o Observatório de Políticas públicas e  Centro da Memória da Zona Leste  com a implantação da UNIFESP na região; e a capacitação de professores para lidar com as crianças com necessidades especiais nas escolas. Realizados  estes informes, foram ainda tratados dos seguintes assuntos:

A 1ª Pauta Moradia: O Senhor Pedro representante da Associação dos moradores da Comunidade da Paz, (uma das mais próximas da Construção do Estádio do Corinthians), informou-nos sobre uma reunião realizada com os gestores da Subprefeitura de Itaquera, Defesa Civil e a COHAB, definindo a questão da remoção dos moradores do local, informou ainda que estão aguardando uma nova reunião, pois já existiria uma área disponível para a construção de apartamentos, obra que ainda não foi iniciada. Também foi discutido sobre a questão moradia em todo o território do município e sobre a participação de vários movimentos em prol da questão pois segundo o Plano Diretor da Prefeitura, essas comunidades que vivem em áreas de risco, beira de rios e córregos serão removidas, portanto, a presença do Movimento Nossa Itaquera nas reuniões do Plano Diretor é muito importante pois também discutem o desenvolvimento do nosso Barro.

2 º Pauta Cultura: Segundo seus representantes os Srs. Marcelo e o Alexandre as casas de cultura da capital não serão mais subordinadas as Subprefeituras e sim à Secretaria da Cultura após publicação de Decreto e suas determinações., um dos assuntos que muitos opinaram foi o projeto cultural, a criação do centro cultural, a casa da memória e o centro documental, destacaram também nos dias 20 e 21 de julho de 2013,  o primeiro Seminário de Políticas Públicas para a periferia e seus desdobramentos no decorrer da semana, o fórum de Cultura da Zona Leste  e a entrega das demandas e propostas ao Secretário. O Valter comentou sobre o apoio do Movimento Nossa Itaquera aos grupos da cultura e sobre o aniversário do Arrastão  Cultural, promovido pelo Coletivo Comunidades Unidas da Zona Leste no ano passado:  sugerindo a ideia da apresentação do vídeo Copa Para Quem,  para a comunidade da Paz,  no dia em que o Arrastão completará seu primeiro aniversário, dia 11 de agosto, ou um dia antes, pois este domingo será o dia dos pais.   O Sr. Pedro ficou de estudar a proposta com a comunidade e grupos culturais que promoveram o “Arrastão Cultural” no ano anterior. 

    Outro assunto discutido foi relacionado à Colônia Japonesa e sua festa acontecida em julho do ano passado, na Rua Gregório Ramalho e também sugeriram que fosse realizada anualmente com a interligação dos centros culturais planejados (está praticamente pronto o Complexo Cultural no Centro Antigo de Itaquera).

3º Pauta Educação: Segundo os colegas da educação no dia 02/08/2013 o Céu Aricanduva contará com a presença do Professor Paulo Fontes apresentando seu trabalho sobre a presença de nordestinos e o desenvolvimento da zona leste (história da Zona Leste), turmas pela manhã e tarde. Em 30/08/2013 a partir das 13:00 hs, haverá um encontro na USP Leste

Sobre o assunto: Educação como Desenvolvimento Local.  Também foi citado um conjunto de pesquisas acadêmicas sobre a zona leste parar se transformar em artigos e sobre a permanência e sobrevivência de famílias residentes nas margens dos rios que cortam a Zona Leste.

4º Pauta Saúde: No dia 13 passado na Obra Social Dom Bosco, aconteceu um seminário sobre Conselho Gestor das Unidades de Saúde de Itaquera, estavam presentes o Padre Rosalvino, o Supervisor de Saúde Marcos Cunha, a Coordenadora Regional de Saúde da Zona Leste Drª. Célia Bortoleto, representantes do Conselho Gestor Municipal, da Secretaria da Saúde e moradores regionais, além dos informes sobre a disponibilização de verbas para a reforma do hospital Planalto (Valdomiro de Paula), a abertura de concurso ainda neste mês para a contratação de 11.000 profissionais para a saúde, a construção de 40 unidades de saúde sendo prioridade São Matheus e Jd. Helian deram ênfase na importância da participação de moradores e na criação do conselho e como será o processo eleitoral para formação destes conselheiros para cada unidade de saúde e destacaram as reuniões sobre o assunto todo mês no auditório da Subprefeitura. Informo ainda sobre o fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo, no dia 08/08/2013 às 17:00 hs na praça do ciclista na Av. Paulista e o Fórum de Saúde de Itaquera  nos dias 27/07/2013 às 19:00 hs no CIFA e 10/08/2013 às 19 : 00 hs também no CIFA, agora com a presença do Supervisor de Saúde de Itaquera o Sr. Marcos Cunha. 



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário