Educação

Compartilhe:  
Escolas da DRE Itaquera apresentam planos de ação para
por: Valter A. Costa
15/09/2013

Neste dia 14 de Setembro, 21 Escolas da DRE Itaquera apresentaram, no Anfiteatro do CEU Azul da Cor do Mar, os seus Planos de Ação na conclusão do Curso “Estudo da Realidade Local: Conhecendo as Condições de Vida, Território e História das Comunidades do Entorno da Escola”, uma formação realizada pela DRE Itaquera com apoio do Instituto Lidas e Casa dos Meninos, cujas coordenadoras Fátima Rodrigues e Luana Behring, acompanharam as exibições dos trabalhos.

Após a abertura do encontro, coordenado pela Diretora de DOT P Daisy Moraes e Supervisora Técnica Ana Aparecida Amato,  teve uma bonita apresentação de Dança Cigana pelo Grupo da Melhor Idade, dirigida  pela professora Débora, cada escola teve dez minutos para expor uma síntese de seus planos de ação voltados à implementação da pesquisa sobre a realidade local em suas unidades.

A primeira exposição coube à professora Amanda, da EMEI do CEU Aricanduva que relatou o Projeto Tecendo Redes quando demonstrou a possibilidade de boas vivências  de pesquisas com crianças pequenas.

As apresentações posteriores também foram bastante elogiadas. Desde o “Estudo de meio – água na escola sustentável, o papel ambiental do manancial do entorno”, da EMEF Gilmar Taccola até a apresentação do CIEJA Itaquera que discorreu sobre o Projeto “A Copa começa Aqui”.

Outra exposição bastante interessante foi da EMEF “Sebastião Francisco, ‘O Negro’” que teve o título de “Território do Negro: Espaços e Vivências da Comunidade Maria Luiza”, tendo sua equipe apresentado, além da pesquisa, um trabalho de cordel sobre o tema. Os depoimentos dos alunos e professores envolvidos nesta pesquisa mostraram o impacto deste tipo de ação na comunidade escolar. Escuta semelhante também foi realizada pela Equipe da EMEF Professor Aurélio Arrobas Martins, com o Projeto “As Vozes da Realidade Local”e EMEF Sérgio Milliet  com o “Levante sua Voz”.

Ainda no começo do encontro a animada equipe da EMEF Maria Aparecida de Souza Campos apresentou sua “Plataforma Educacional – Processo de Construção”,  numa apresentação prestigiada pelo Diretor Gilmar.

Outros diretores prestigiaram a apresentação dos trabalhos de suas equipes, como o Professor Alexandre, da EMEF Governador Mario Covas, que fez presença com a “Análise Histórica da Vila Cosmopolita – do Rural ao Urbano” e o Diretor José Silveira, da EMEF Antonio Duarte de Almeida, que apresentou o Projeto Entre Rios, sobre pesquisa da área localizada entre os Rios Jacu e jacupeval. Outra escola que contou com a presença da direção foi a EMEF Benedito Calixto, cuja diretora Silvana acompanhou a exposição do Projeto “Estudo da Realidade Local: Ações e Perspectivas”

Acompanhado de alunos também da Escola Estadual em que leciona, o Professor Décio, da EE Comendador Mario Reys e EMEF Arthur Neiva, explicou o Projeto “Pé na Rua”.

E de ruas também tratou o projeto da EMEF Conceição Aparecida de Jesus, do CEU Azul da Cor do Mar, que apresentou o Projeto “Quem Somos? Para onde Vamos? – A Origem do nome das Ruas do Jardim Vila Nova, Itaquera, Zona Leste”

Outro projeto que tratou de aspectos históricos da região foi o da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso que falou de “Escola bairro: Mudanças e Permanenças”.

Muita  coisa interessante, enfim. Tanto que no final, foi reafirmada a proposta da DRE Itaquera, para que estas escolas constituam grupos permanentes de pesquisa, os GETs, Grupos de Estudos sobre o Território.

Foi ainda estimulada a participação destes educadores no próximo Congresso Educacional “Zona Leste: Currículo e Território”, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de outubro, envolvendo as cinco diretorias regionais de Educação localizadas na Zona Leste (as DREs Guaianases, Itaquera, Penha, São Mateus e São Miguel Paulista)



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário