Educação

Compartilhe:  
A copa de 2014, a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera e o legado na educação
por: Valter A. Costa
22/09/2013

No contexto do esforço que a Diretoria Regional de Educação de Itaquera, com as demais DREs da Zona Leste e Movimentos Sociais da região têm promovido para que seja estimulada a produção de conhecimento sobre este território do Município de São Paulo, uma das ações em andamento é a organização de uma série de atividades que visam o aproveitamento desta fase da construção do Estádio do Corinthians, a arena que sediará a Abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, para a maior aprendizagem, pelos alunos de nossas escolas,  de conceitos que podem ser relacionados ao próprio processo de construção deste equipamento.

Com este objetivo, já foram realizadas algumas reuniões entre a Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica, da DRE Itaquera, coordenada pela professora Daisy Moraes, e a equipe de SPCOPA, Josafá e Geane Cristina. Nestas reuniões tanto foi discutida a proposta de produção de materiais didáticos (aproveitando os mapas, maquetes, fotos, relatórios sobre a obra da construção) como também a realização de visitas monitoradas de alunos de nossas escolas ao perímetro da construção.

Para tratar da organização destas visitas, parte da  equipe pedagógica da DRE Itaquera, as professoras Daisy, Salete e Sandra, estiveram na área da construção em companhia da assessora de SPCOPA, Geane Cristina, no dia 17 de setembro, quando conversaram com o engenheiro Ricardo Corrégio, da Odebrecht, sobre o plano de visitação e a intenção de utilizar a estrutura do coreto existente no local para a realização de aulas abertas com alunos da Rede Municipal.

Para lançar este projeto e firmar a parceria entre a DRE Itaquera e SPCOPA com este fim, será realizada uma reunião com diretores e coordenadores pedagógicos das nossas unidades no dia 26 de setembro, às 9 horas, no CEU Azul da Cor do Mar. Para esta reunião estão convidados o Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, e a vice-prefeita da cidade, Nádia Campeão, que demonstrou bastante interesse pelo projeto. Abaixo, alguns elementos que podem constituir objeto de estudo para nossos alunos nas "aulas a céu aberto".



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário