Educação

Compartilhe:  
Instituições com atuação na Zona Leste discutem parceria para o desenvolvimento local
por: Valter A. Costa
24/06/2012

Na tarde do dia 21 de junho ocorreu importante encontro entre instituições da Zona Leste que  visam a melhor articulação de esforços para a promoção do Desenvolvimento Local. 


A reunião aconteceu no SESC Itaquera, dela participando a Gerente da Unidade, Érika Mourão T. Dutra, acompanhada dos técnicos ligados à área de Comunicação Rodger dos Santos e Nádya Librelon e Programação, Virgínia B. Chiaravalotti e Lilian R. Oliveira.


Pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, participaram o Presidente Antonio Gomes e o Diretor de Educação, Valter de Almeida Costa que também integra a Coordenação do Movimento Nossa Itaquera, ainda representado, no encontro, pelo produtor cultural Antonio Primus, da Revista “Bom Dia, Itaquera”.

Pela USP Leste, participou o Prof. Dr. Reinaldo Pacheco, do Curso de Lazer e Turismo.  Nesta reunião foi definida a continuidade do Projeto Articulação Leste, uma iniciativa do SESC que conta com o apoio das organizações locais.


A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A REGIÃO


Nesta reunião também foi defendida, tanto pelo Professor Reinaldo Pacheco, da USP Leste, como pelo Professor Valter de Almeida, do FDZL, a ênfase no estímulo para a maior produção de conhecimentos sobre a região da Zona Leste. O Professor Reinaldo, neste sentido, defendeu a maior interação  com as demandas e movimentos locais, de modo que o Campus da Universidade não esteja dentro de uma “redoma de vidro”.


BOA NOTÍCIA: DOUTORADO SOBRE SUSTENTABILIDADE


Foi dada ainda uma importante notícia: será criado um Doutorado, na EACH, na área de Sustentabilidade, o primeiro deste gênero no Brasil. O produtor cultural, Antonio Primus, por sua vez, solicitou apoio para o Movimento S.O.S. Memória que está organizando uma “Ocupação Cultural”, da antiga Casa da Estação.


Na discussão sobre o formato dos próximos encontros do Projeto Articulação Leste, o de Esporte e o de Cultura, que deverão ocorrer no segundo semestre, foi defendida, pelos representantes do Fórum e do Nossa Itaquera, a proposta de que estes encontros fossem preparados mediante a visitação dos espaços de lazer e cultura da região, e contato com os gestores destes espaços para o  envolvimento destes atores na organização dos próximos fóruns. Esta visitação também serviria para a montagem de um “catálogo” destes espaços e referências que, por sua vez, constituiria também um esboço do painel, ou mapa, que pode ser exibido nos encontros que estão programados.



Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário