Educação

Compartilhe:  
Em Itaquera, ato de posse do terreno da UNIFESP na Zona Leste
por: Valter A. Costa
26/10/2013

Ato de posse do terreno na Zona Leste, em antiga fábrica de Itaquera

Neste dia 26 de outubro, sábado, no horário da manhã, centenas de moradores, organizações comunitárias e militantes de movimento sociais da região estiveram na manifestação  que simbolizou a posse do terreno da antiga fábrica Gazarra, onde já teve início a reforma do prédio que abrigará atividades de extensão da UNIFESP da Zona Leste, neste período que antecede a definição dos cursos que existirão naquela localidade.

O ato teve início com fala do Padre Ticão que retomou a trajetória da luta do Movimento pela UNIFESP na região. Em seguida, também falaram outros líderes do Movimento, entre os quais Luís França, de Ermelino e Jorge Macedo, por Itaquera, por exemplo. O Movimento Nossa Itaquera, fortemente representado no encontro estava presente nas pessoas do Padre Paulo Sérgio Bezerra, Lucas de Francesco,  Merci Medeiros, Marcio Almeida, Angelina Brito, Zezilo, Dionel Costa e Zilda Borges, que também integra o Grupo Pró-Observatório de Políticas Públicas e Centro da Memória da Zona Leste. Alunos da Universidade local, a UNICASTELO, também participaram, entre as quais a Rosana e a Tânia, que também estão organizando a mobilização pelo Conselho Participativo na região.

O ato contou ainda com a presença dos professores Cleber e Janes (da UNIFESP) e de  vários parlamentares que apóiam esta luta desde o inicio: Adriano Diogo, Juliana Cardoso, Zico Prado e Carlos Zaratini, entre outras lideranças ligadas à Zona Leste, como os subprefeitos de Itaquera, Dr. Guilherme, e da Penha, Miguel Perrella. Representando o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, esteve presente o empresário Antônio Gomes dos Santos. Do Conselho Gestor da APA Fazenda do Carmo participaram o companheiro Ângelo Iervolino e este professor que assina o presente texto.

No encerramento da manifestação, a reitora Soraya Smaili, da UNIFESP, reiterou a disposição de prosseguir com os esforços para que tenhamos, em breve, esta instituição nesta parte da Zona Leste.

Para finalizar, grupo de militantes, professores e ativistas mais ligados ao Movimento Nossa Itaquera e Grupo Pró-Observatório de Políticas Públicas, visitaram o prédio que já está sendo reformado neste terreno para abrigar as primeiras instalações da Universidade. É motivo para comemorar.

 



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário