Educação

Compartilhe:  
Livro sobre educação e luta pela moradia popular é lançado em Itaquera
por: Carlos Marcel
15/06/2014

No dia 11 de junho, véspera da Abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, houve o lançamento do livro “Pesquisa e Ação: A Educação Comunitária e a Luta pela Moradia Popular em Itaquera”. O evento ocorreu na Livraria Curitiba, localizada no Shopping Aricanduva, onde os livros foram autografados pelos autores responsáveis pela organização da obra, os professores Antonio Carlos de Souza e Valter de Almeida Costa.

O livro que “expressa o esforço intelectual de militantes com atuação na região Leste da Cidade de São Paulo”, conforme descrito na contracapa “está dividido em duas partes, sendo a primeira destinada à construção prática e conceitual do currículo ‘comunitário’ e a segunda parte é constituída de artigos que apresentam pesquisas de profissionais e estudantes de Arquitetura, Serviço Social e Comércio Exterior que tratam, especialmente, da luta dos moradores da Comunidade da Viela da Paz, em Itaquera, contra o processo de remoção pela construção de um Parque Linear e outras obras em torno da arena destinada à Copa de 2014.

Neste lançamento, além de gestores educacionais e professores da Rede Pública da região, estiveram presentes também professores e alunos da Unicastelo e autoridades locais: a Diretora Regional de Educação, Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani e o Subprefeito de São Mateus, Fábio dos Santos.

Também participaram lideranças da Comunidade da Paz, Sr. Pedro, Diana, Washington, Drancy e Anderson que relataram sobre o processo de organização desta população para quem a publicação foi dedicada.

Os organizadores do livro Antonio Carlos de Souza, Doutor em Educação e Currículo pela PUC – SP e Valter de Almeida Costa, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Doutorando em Educação e Currículo pela PUC – SP pretendem dar prosseguimento tanto na pesquisa sobre o binômio de Currículo e Comunidade como ao esforço para estimular o engajamento dos educadores nos assuntos relevantes da população local.

FOTO DO LIVRO

COM ALUNOS E COMUNIDADE DA PAZ

MARCIO NA CADEIRA, MÃE ROSE, MARCOS PAULO E VALTER

PESSOAL NA LIVRARIA

PROFESSORA DO AURELIO VALTER E TONHÃO

SR PEDRO RECEBE LIVRO DO TONHÃO E VALTER

TONHÃO, ANA E VALTER

VALTER E JOÃO LUIZ

VALTER E SILVANA



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário