Moradia

Compartilhe:  
Conversa sobre Itaquera na Casa da Memória
por: Carlos Marcel
19/06/2014

Dentro da programação da Semana de Inauguração do Centro Cultural Casa da Memória de Itaquera, ocorreu na noite de 18 de junho uma Mesa Redonda com Autores de Livros sobre a Região.
Após a exposição dos autores Escobar Franelas, do livro “Itaquera: Uma Breve Introdução” e Valter de Almeida Costa, um dos organizadores do livro “Pesquisa e Ação: A Educação Comunitária e a luta pela Moradia Popular em Itaquera”, rolou uma conversa dos autores com as pessoas presentes, na maioria educadores integrantes do Movimento Nossa Itaquera: professora Lilian Dias, Amanda Amaro, Zilda Borges, Mônica Sanchez. Também participaram Conselheiros Participativos da região: Iracy Froes, presidente da Sociedade Amigos do Jardim Marília e a própria professora Lilian, uma das conselheiras mais votadas na última eleição.
Do Movimento Nossa Itaquera,  também participaram Lucas Francesco e o Padre Paulo Sérgio Bezerra que destacaram a importância do registro da luta dos moradores da Comunidade da Paz.
Outro militante do Movimento Nossa Itaquera, morador da Vila Santa Terezinha, na Parada XV de Novembro, falou dos problemas graves da sua região e especialmente da área localizada próxima da Escola Estadual Salvador Allende, como exemplo de tema que merece a atenção e atuação conjunta de educadores e militantes comunitários.
A professora Mônica Sanchez, responsável pela coordenação dos trabalhos pedagógicos da Diretoria de Educação de Itaquera, falou do estímulo para que professores e alunos pesquisassem a realidade local, no contexto da reforma curricular implantada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo  e tratou especialmente do chamado Ciclo Autoral, no qual os alunos são incentivados a produzirem os T.C.A.s (Trabalhos Colaborativos de Autoria). A conversa foi bastante produtiva e deve prosseguir na próxima semana, onde serão convidados outros autores da região: os professores Ronaldo e Marcio Costa e o poeta José Carlos Batalhafam, por exemplo. Toda esta movimentação neste espaço somente está sendo possível em função da feliz iniciativa de transformar a antiga Casa do Chefe da Estação no Centro Cultural Casa da Memória de Itaquera.

 A FESTA DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL CASA DA MEMÓRIA

A Casa da Memória foi inaugurada no dia 16 de junho, em evento organizado conjuntamente pela Subprefeitura de Itaquera e Unicastelo que preparou painel sobre a história do bairro. O evento foi aberto pelo subprefeito Miguel Reys e teve a participação de várias autoridades e representantes das instituições locais. Pela Unicastelo, falou o professor Francisco que destacou a importância daquele espaço para a memória da região. Da Unicastelo também participou a professora Maria Candelária, Coordenadora do Curso de História desta Universidade e uma das principais organizadoras do acervo reunido para a exposição.
Na cerimônia de abertura foram apresentados os filmes “Trilhos da Memória” e Pedra Velha (Itaquera), do cineasta João Luiz de Brito Neto, também presente.
O evento teve ação destacada do Supervisor de Cultura, Gabriel e de educadores da Diretoria Regional de Educação de Itaquera, que colaboraram na divulgação do espaço junto às escolas locais: professores Alexandre, Flávio, Silvia, Lucinha e Dionel, por exemplo.
Animaram as rodas de conversa, militantes históricos da região, Gilson Nunes, Ceará, Bolacha, Zé Preto. E também participaram Conselheiros Participativos eleitos mais recentemente.
O evento contou ainda com a participação de empresários, como o representante do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Antônio Gomes dos Santos e da imprensa local, a jornalista Lídia Paniaga, do Jornal Notícias de Itaquera.
Outro que colaborou para o êxito da festa foi o Coordenador de Cultura do CEU Azul da Cor do Mar, Antônio Primus que já organiza um sarau naquele espaço toda última sexta-feira do mês. Foi uma bela festa.

ALEXANDRE SILVIA DIONEL MARIA CANDELÁRIA - (Foto de: Luis Carlos Castro)

ANA CUSTODIA MIGUEL E LUCINHA - (Foto de: Luis Carlos Castro)

ANTONIO GOMES DO FDZL E GILSON NUNES DO FALA NEGÃO - (Foto de: Luis Carlos Castro)

BOLACHA E CEARÁ - (Foto de: Luis Carlos Castro)

CARTAZ DO LIVRO VALTER E ESCOBAR NA MESA - (Foto de: Luis Carlos Castro)

CONSELHEIROS PARTICIPATIVOS DA CIDADE LIDER - (Foto de: Luis Carlos Castro)

DIONEL AMANDA MONICA E LILIAN - (Foto de: Luis Carlos Castro)

FLÁVIO ESCOBAR ANTONIO PRIMUS E ALEXANDRE - (Foto de: Luis Carlos Castro)

FOTO DA CASA COLORIDA EM TOM AMARELO - (Foto de: Luis Carlos Castro)

FOTO DA CASA EM PRETO E BRANCO - (Foto de: Luis Carlos Castro)

JOÃO LUIZ GABRIEL E PROFESSORA MARIA CANDELÁRIA - (Foto de: Luis Carlos Castro)

JORGE MACEDO VALTER LUCAS E ESCOBAR - (Foto de: Luis Carlos Castro)

LIVRO VALTER ESCOBAR - (Foto de: Luis Carlos Castro)

MIGUEL PERRELA E EDSON TORRISI - (Foto de: Luis Carlos Castro)

PADRE PAULO E ESCOBAR FRANELAS - (Foto de: Luis Carlos Castro)

PADRE PAULO LUCAS DE FRANCESO JORGE MACEDO RAIMUNDO - (Foto de: Luis Carlos Castro)

PROFESSOR FRANCISCO REPRESENTANDO A UNICASTELO NO EVENTO - (Foto de: Luis Carlos Castro)

RONALDO MONICA JORGE VALTER PADRE PAULO DIONEL LUCAS LILIAN E ESCOBAR FOTO COM SORRISO - (Foto de: Luis Carlos Castro)

SUBPREFEITO MIGUEL ALEXANDRE ZÉ PRETO E OUTROS MORADORES DE ITAQUERA - (Foto de: Luis Carlos Castro)

SUBPREFEITO MIGUEL E SUPERVISORES DE ESPORTE E CULTURA DE ITAQUERA - (Foto de: Luis Carlos Castro)

VALTER PADRE PAULO E ESCOBAR - (Foto de: Luis Carlos Castro)

VÁRIAS PESSOAS NO EVENTO - (Foto de: Luis Carlos Castro)



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Moradia

• AA
• Comunidades Unidas promove panfletagem na Vila da Paz em Itaquera
• Subprefeito de Itaquera visita Comunidade da Paz
• Reportagem sobre remoção de comunidade na Vila Progresso e as obras da Copa - Seu Jornal TVT 12/12/2011
• Quase 5 mil famílias temem despejo por obra da Copa na Zona Leste de SP




Deixe seu comentário