Educação

Compartilhe:  
Eleita a nova diretoria do Fórum Para o Desenvolvimento da Zona Leste
por: Valter A. Costa
15/12/2012

Nesta última sexta-feira, dia 14 de dezembro, foi eleita a nova Diretoria do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste. A eleição, conforme previa o Edital, ocorreu às 18:30, em segunda convocação, no auditório do SENAC de Itaquera.

De início, foi unânime a aprovação do mandato encerrado, especialmente na figura do Presidente que concluía sua gestão, o empresário Antônio Gomes dos Santos. Em seu lugar, eleita para ocupar a Presidência do Conselho Diretor, a ambientalista Delaine Romano assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho de Gomes que permanecerá na diretoria, compondo o Conselho Consultivo, juntamente com o empresário Eduardo Pinheiro, outro ex-presidente do Fórum, também homenageado.

A preocupação com o meio ambiente refletida na nova direção

A importância da questão ambiental é reconhecida pelos associados do Fórum que refletiram esta postura não apenas na eleição da ambientalista Delaine, para a presidência como também por agregar outros militantes do ambientalismo na região, caso do Edvaldo e Ângelo Iervolino da SAL (Sociedade Ambientalista Leste) e Flariston, do Conselho Gestor da APA e Fazenda do Carmo.

A ação articulada nas lutas pela educação e cultura

Após dois mandatos na Diretoria de Educação do FDZL, Valter de Almeida Costa, assume a Diretoria de Cultura e em seu lugar, assume Jorge Macedo que também atua na Coordenação do Movimento pela Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP na Zona Leste e no Movimento Nossa Itaquera. Juntos, estes grupos ligados à Educação e Cultura darão continuidade ao Projeto Zona Leste Cidadã e à luta pela instalação, com o prédio da UNIFESP, em Itaquera, também do Observatório de Políticas Públicas e Memória da Zona Leste. Para este fim, estas diretorias que já promoveram dois módulos do Curso Escola que Protege neste ano (em parceria com a UNIFESP, a Diretoria de Educação Leste 3 e o Movimento Nossa Itaquera), está articulando a formação de um grupo de pesquisa sobre a Zona Leste com professores de escolas de Educação Básica que fizeram sua última reunião no dia 12 de dezembro, na EE Jardim das Camélias, em São Miguel Paulista. Neste grupo de pesquisa, articulado pelas Diretorias de Educação e Cultura do FDZL também participam professores da EE Tito Lívio (São Miguel Paulista), EE Comendador Mario Reys (Itaquera), EE Prof. Carmelinda Marques Pereira (São Mateus), EE Mariuma Buazar Mauad (Cidade Tiradentes) e Comunidades da Paz (em Itaquera) e Vila Progresso (São Miguel Paulista).

Este grupo de educadores, arte educadores e ativistas comunitários deverão participar, como uma das próximas destes GTs de Educação e Cultura do FDZL, junto com os educadores do Nossa Itaquera, da reunião do Movimento pela UNIFESP na Zona Leste que acontecerá no dia 19 de dezembro,às 19 horas, na Igreja São Francisco, em Ermelino Matarazzo. Neste reunião, este grupo defenderá a conquista do Observatório de Políticas Públicas e Memória da ZL e apoio da UNIFESP às pesquisas já iniciadas.

Os empresários ligados à indústria na nova diretoria do FDZL

Além de Antônio Gomes e Eduardo Pinheiro que representam, respectivamente a Indústria e o Comércio na região de Itaquera, a nova gestão manteve ainda outros empresários ligados à indústria, Fátima Marinera, eleita Diretora de Indústria do FDZL (Fátima Marinera também foi presidente da AIRI, Associação das Indústrias de Itaquera) e Claudio Grineberg (empresário industrial com atuação na CIESP e FIESP). Esta presença de empresários da indústria na diretoria do FDZL visa dar continuidade ao esforço pelo desenvolvimento econômico e geração de mais empregos na região.

As várias outras ações do FDZL e os próximos projetos

Participaram ainda outros antigos e novos ativistas da região, de várias áreas, como Gerry, presidente do Conseg e o  jovem empresário da área de comunicação, Pablo Sartori. Alguns projetos destes diretores eleitos bem como a diretoria completa eleita deverão ser divulgados em próxima postagem. Por enquanto, ficam nossos parabéns aos eleitos e votos para que tenham bastante trabalho pela frente.



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Educação

• Convite para o Seminário: Estudos e Ações para a Educação de Qualidade Social e Proteção Integral à Criança e Adolescente no Território
• Vídeo III Congresso - Professor Paulo Cesar Carneiro
• Vídeo III Congresso - Manoel Romão
• Vídeo III Congresso - Edson Amaro
• Vídeo III Congresso - Diretor José Silveira




Deixe seu comentário