Opinião, Contos & Crônicas

Compartilhe:  
O Preço do Progresso
por: Grazy Nazario
12/02/2013

Para quem mora em Itaquera está sendo fácil acompanhar o progresso e as transformações do bairro. A cada dia algo novo acontece principalmente nos arredores da Arena do Timão no metro Itaquera, a cada trecho uma nova cara, uma nova via e muito transito.

Mesmo com tantas mudanças em um prazo tão curto não podemos negar que ainda há muito que fazer, 2014 já se aproxima e mesmo com as obras constantes e em ritmo acelerado corremos o risco de atrasar as obras para a abertura da tão esperada copa.

Estamos vivendo um misto de euforia, trabalho e correria e tudo isto unido tornará real a nossa Copa de 2014, Itaquera já está “acontecendo” e causando transtornos e melhorias para Zona leste e logo estes efeitos se espalharão por toda São Paulo. É claro que não é muito agradável a cada dia andar em uma via diferente, sob um transito caótico, com tantas variações em nosso dia a dia, mas este é o preço do progresso, mesmo que este progresso divida opiniões e transite entre ganhos arquitetônicos, despejos ou ações desumanas, como geralmente acontece nas grandes construções em nome desse tal progresso.

E como medir os estragos e benefícios gerados por estas grandes construções? Será que a beleza será permanente ou passageira? E o progresso acontecerá de verdade ou apenas por um momento? Terão os moradores dos arredores e outros prejudicados seus direitos garantidos e suas vidas melhoradas a partir dessas grandes transformações?

Estas perguntas somente o tempo nos responderá, e é claro que temos que ficar atentos, pois tudo tomará os rumos que nós moradores permitimos, mais do que nunca é preciso participar das decisões do nosso bairro.

No entanto, mesmo diante de tantas indagações e incertezas não é difícil admitir o quanto é interessante e um privilegio acompanhar tantas mudanças, e sem perceber apagar da memoria a antiga imagem de Itaquera, a velha “pedra dura” esta cada vez mais petrificada e sólida.

Para os pessimistas de plantão espero realmente que errem a previsão de que o nosso tão esperado evento será um fiasco, e que estas opiniões apenas causem um pequeno suspense para no final apresentarmos para o mundo um evento espetacular, desde o Estádio do Corinthians, palco da abertura, se estendendo para todo o Brasil comprometido com a Copa.  

A nova imagem arquitetônica toma conta da nossa região, o comercio aquecido e os imóveis cada vez mais valorizados ilustram estas bruscas e necessárias modificações, o antes desconhecido bairro já esta ficando com cara de Copa do mundo e os brasileiros e Itaquerenses cada vez mais ansiosos, que venha o progresso e seus benefícios, e os problemas resolvidos sem grandes prejuízos sociais.  

 

Texto Por : Grazy Nazario.

 



Mais notícias relacionadas a Opinião, Contos & Crônicas

• Mulheres de Roma - Quando algo bom acontece é preciso reconhecer
• O diário de uma borboleta
• Virtudes
• Poema aos coríntios
• Aos amigos Sapos, Cigarras e Vagalumes!




Deixe seu comentário