Meio Ambiente

Compartilhe:  
Itaquera recebe Leonardo Boff em encontro organizado pelo movimento - Igreja Povo de Deus em Movimento
por: Valter A. Costa
04/03/2013

Neste dia 2 de Março, centenas de pessoas lotaram a Igreja Nossa Senhora da Paz, na Avenida Maria Luiza Americano, em Itaquera, para ouvir palestras do pensador Leonardo Boff. Organizado pelo Movimento “Igreja Povo de Deus em Movimento”, o encontro teve forte apoio dos Padres Dimas Martins Carvalho,  Paulo  Sérgio Bezerra e do Padre Ticão, entre outros.

Com a presença de figuras atuantes na região, como o Padre Rosalvino, a vereadora Juliana Cardoso e o Deputado Estadual Adriano Diogo, a organização principal do encontro coube aos jovens da Pastoral da Juventude e “Juventude do Carmo”. Esta presença forte da juventude foi marcada nas falas de Eduardo Brasileira e atuação, no apoio, de colaboradores como Lucas de Francesco e Vinicius Lima, por exemplo.

Do Movimento Nossa Itaquera, estavam presentes o Jorge Macedo, a Merci Medeiros, o Serginho Lima, o José Adriano e o Marcio Almeida.

Tinha, portanto, muita gente e todos estavam lá para ouvir e dialogar com Leonardo Boff que discorreu sobre a crise da Igreja,   mas avaliou que esta faz parte de um fenômeno maior, que chamou de “Crise da Humanidade”. Falou ainda sobre os riscos que ameaçam a humanidade e o planeta. Sobre a “Carta da Terra” e as “Quatro Ecologias”. Citou Eric Hobsbawn que finalizou sua obra “Era dos Extremos” alertando que a humanidade, se não mudar, fracassará. Ou mudamos, ou morremos. Citou ainda Evo Morales para quem, a saída para a humanidade estaria na destruição do Capitalismo. Falou sobre o impacto desta afirmação feita por Evo Morales, representando os indígenas da América do Sul, em reunião na Assembléia Geral da ONU.

Boff falou bastante sobre a importância da Terra e do seu reconhecimento como um super-organismo vivo, Gaia, a Mãe Terra. Falou ainda dos Princípios da Responsabilidade Universal, do Cuidado, da Solidariedade e da Visão Espiritual. Discorreu também sobre as virtudes de Hospitalidade, da Convivência da Diversidade e da Comensalidade, ou Comunhão que representa bem a experiência compartilhada por aquelas centenas de pessoas presentes neste encontro.



Veja a galeria de fotos





Mais notícias relacionadas a Meio Ambiente

• Professores recebem treinamento de Educação Ambiental para atuar na região Leste de São Paulo
• Amazônia Mundi no Sesc Itaquera
• Alunos plantam árvores em atividade desenvolvida por professor-mediador
• Natureza Pedagógica - Saberes e Práticas Indígenas na Educação Infantil
• Conselho Gestor da APA do Carmo realiza sua primeira reunião




Deixe seu comentário